Academia Nzoji Podcast

Aprenda, cresça, seja mais e faça mais

Para assistir mais Episódios do Podcast, subscreva à nossa Newsletter.

Como gerir melhor o tempo

Victor Hugo Mendes é apresentador de TV, escritor, autor, jornalista, radialista e activista social.

Nasceu em Malanje, aos 4 de Novembro de 1982, e é filho de pai camionista e mãe escriturária. Viveu todo conflito armado em Malanje, na rua Tomás Vieira da Cruz, no bairro da Maxinde até 2002. É Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Privada de Angola.

Determinado e convicto desde novo, foi sempre muito dado ao seu avô paterno, João Mendes, com quem desenvolveu a sua capacidade de polivalente em tudo que se dedica.

Mendes foi vendedor de limões e outros frutos do pomar do seu avô, e passou de vendedor a mecânico de bicicletas.

Enquanto jornalista, é apresentador de televisão[6]. Começou a sua aventura na Rádio[1] aos 14 anos de idade, na sua terra natal, e num programa infantil denominado Recreio Infantil. Passou pela Rádio Ecclésia – Emissora católica de Angola, Rádio Luanda e foi colaborador na Rádio Namíbia enquanto estudante de Inglês naquele país no ano de 2007.

Em 2009 foi convidado por Ana Maurício para trabalhar como apresentador no Canal 2 da TPA. Entre 2011 e 2014 foi apresentador do programa Janela aberta  no Canal 1 da TPA. Em 2016 passou a ser colaborador na TV Zimbo, com uma rúbrica semanal sobre livros no programa A Tarde é Nossa.

Actualmente é colaborador da Zap como apresentador de programas especiais, e é um dos maiores cronistas radiofónicos da sua geração. Semanalmente faz sair temas de grande intervenção social e política que se tornam altamente virais nas redes sociais.

Enquanto escritor, Mendes é autor das seguintes obras:

  • O Meu Livro de Pensamentos, lançado em 2013;
  • Face 69, apresentado em 2015; e
  • Tchiwekinha o menino vencedor, editado em 2016.

Vendeu até 2017 mais de 90 mil exemplares do conjunto das suas obras. É co-autor de um projecto musical denominado Relíquias Negras, e redactor exclusivo de 14 documentários sobre os sectores da educação, petróleos, governos provinciais, transportes, portos e músicos, e também é palestrante e orador internacional.

Por amar a leitura, foi o único apresentador de televisão que sugeria diariamente um livro no seu programa em directo e por força desse hábito de ler e convidar a ler, criou em Março de 2013 a VHM Livraria em Viana. A sua frase mais conhecida e muito usada na televisão é: quem lê um livro nunca mais é a mesma pessoa!

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Victor_Hugo_Mendes

 

Podcast gravado

Play Video
novidades

Novos Cursos na Plataforma

Acabam de ser adicionados novos cursos. Aprenda em qualquer lugar e a qualquer hora. Acesse o link:CURSOS COM CERTIFICAÇÃO